segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Série: Intercâmbio #1 Primeiros Passos

Olá meninas. Então,esses dias estou me interessando muito em ler e pesquisar sobre intercâmbio.E hoje resolvi compartilhar com voces um pouco sobre esse assunto.Eu não sou intercambista,mas esses dias descobri um blog muito perfeito,que é o blog da Nanda,que fala somente sobre intercâmbio e a experiencia dela como intercambista, então, as dicas sairão de lá. Achei intercambio tão maravilhoso que resolvi logo começar uma série aqui no DS,então,esse é o primeiro post da série,até pra ficar mais organizado fiz um marcador com o nome intercâmbio,e aqui escreverei tudo relacionado a isso.Pra começar,vou deixar aqui esse guia, com os primeiros passos a cumprir.Todas as dicas do guia, foram uma narração da Nanda,no final do post,deixo o blog dela.

                         

1 - Para qual país? A escolha toda depende de você.Qual país lhe agrada mais ou qual voce tem mais curiosidade de conhecer? Cada vez mais as agencias espandem suas pontes para países diferentes mas a minha dica é,na hora da escolha,tenha duas opções,pois se voce não puder ir para o país de sua primeira escolha,voce terá um segundo plano :D

2 - Qual é a melhor agencia? Acho que isso varia de pessoa pra pessoa.Antes de escolher pra qual agencia eu iria fazer meu intercâmbio,eu pesquisei em todos os lugares possíveis para saber minhas opções.E o início de tudo isso,começou quando coloquei ''Agencia de intercâmbio'' ou até mesmo ''Intercâmbio nos USA''.E assim,comecei a olhar as agencias que apareciam,liguei pra algumas,mandei e-mails, e tudo isso por mim mesma.Minha mãe só tinha me dado um 'não' como resposta mas porque eu não poderia só me informar? Nem que pra um futuro próximo?

3 - Qual o melhor programa? Existem vários tipos diferentes de programas que voce pode escolher pra fazer intercâmbio,por exemplo,eu escolhi o high school mas haviam programas pra faculdade,programas pra trabalhar fora do país,programas pra trabalhar e estudar,enfim,uma grande variedade.Acho que a escolha do programa cabe a voce e seus pais decidirem qual mais se encaixa na sua faixa etária e no que voce quer fazer fora do país.Os programas variam muito de país pra país,novamente,tudo depende do país que voce vai escolher (por isso a dica ter duas opções).

4 - Como descubro a média de preços? Os preços variam de país pra país e de programa pra programa.Antes de escolher a minha agencia,eu fui em outras e pesquisei os preços de cada uma pra ter noção de quanto custava o programa que eu estava interessada.Cuidem pra não caírem em um preço ''super barato'' porque os países não são iguais e você não sabe como funciona em questão de seguro saúde e coisas do genero.Por exemplo,nos Estados Unidos,não existe SUS.Se voce precisa ir ao médico,se precisa ir ao hospital,tudo custa dinheiro,e o que pode acontecer é algumas agencias gerarem um preço bem 'bacana' sem inclusão de placement,ID ou seguro saúde,mas isto também varia de agencia pra agencia.Pode ser que aconteça de voce encontrar o mesmo programa com as mesmas coisas inclusas por um preço maior do que de outra agencia entende? Por isso a pesquisa.Minha dica é mandar e-mail ou até mesmo ligar para as agencias e pedir uma média de preço para o curso que você está interessada.Isso não significa que voce tem um contrato com a empresa,eles somente irão lhe fornecer informações pra ajudar na sua escolha (é trabalho deles),além disso,é um bom começo para aprender a trilhar os seus caminhos sozinha.

5 - Já encontrei a agencia perfeita e agora,devo esperar até a data do intercâmbio chegar? Essa é uma parte muito importante: Ao encontrar a agencia que mais se encaixa,dê início ao processo com de preferência, 7 MESES DE ANTECEDENCIA á data do intercâmbio,por exemplo,eu iria viajar em agosto de 2010,dei início ao processo na agencia em fevereiro do mesmo ano.Por que tão cedo? Por que o processo leva muito tempo na geração de papéis,documentos,vistos,exames..

6 - Dei início ao processo na agencia,o placement demora pra chegar? Sim.Infelizmente a unica coisa que podemos fazer é esperar.Pra quem não sabe oque é placement,é o documento que vem com sua host family,o local que voce vai ficar,a cidade,etc.Geralmente o placement chega 20 dias antes de voce embarcar.Ás vezes acontece de chegar um dia antes de voce embarcar!

Então é isso futuras intercambistas de plantão rs! Espero que tenha dado pra entender :) Só quero dar os totais créditos a Nanda,ela pensou e formulou o guia todo, a única coisa que eu fiz foi adaptar aqui.Então, eu super recomendo o blog dela,hoje em dia ela já está no Brasil e o blog está parado, mas vale a pena olhar os posts antigos.Ela dá dicas,fala um pouco sobre o país, e principalmente usa o blog de diário.Pra visitar,é só clicar no nome abaixo.


Então,acessem,e até o próximo post da série :) Xoxo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário